O Ministério da Saúde organizou, entre os dias 25 e 28 de novembro, o III Encontro Nacional de Áreas Técnicas de Saúde da Criança, do Adolescente e de Aleitamento Materno (ENATCAAM), no auditório do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília.
Durante o encontro, foram premiadas seis estratégias inovadoras voltadas à saúde de crianças, adolescentes e jovens na atenção primária, que fortalecem o desenvolvimento pessoal e o empoderamento, com ações remuneradas e de economia solidária. As ações contempladas fazem parte do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS), iniciativa realizada em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
A coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Sonia Venancio, abriu a mesa destacando o papel da atenção primária na promoção do desenvolvimento das crianças na primeira infância.
Também foram apresentados os resultados do projeto piloto “Estratégia para serviços de Atenção Primária à Saúde amigáveis a adolescentes”, que teve como objetivo orientar gestores, profissionais de saúde e comunidades na transformação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em ambientes mais acessíveis e acolhedores ao público adolescente.
O projeto foi promovido em parceria com o Instituto Veredas, o Ministério da Saúde e a Opas, com a participação ativa de 50 adolescentes de cinco municípios brasileiros – Itapecerica da Serra (SP), Manoel Urbano (AC), Camaçari (BA), Porto Alegre (RS) e Senador Canedo (GO). Desse projeto saiu o Guia para o Escalonamento Nacional da Estratégia, material que prevê serviços de saúde amigáveis a adolescentes, aproximando-os dos equipamentos públicos.
Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso (CTEASAAI)
O Cofen conta com uma Câmara Técnica de Enfermagem especializada na discussão e proposição de políticas públicas voltadas à promoção da saúde na adolescência, à qualificação do atendimento, e à criação de unidades de saúde amigáveis para adolescentes.
De acordo com a coordenadora Betânia dos Santos, a atuação da CTEASAAI tem sido fundamental para qualificar o debate e orientar práticas assistenciais alinhadas às necessidades reais desse ciclo de vida. Para ela, o Cofen vem consolidando um espaço de análise, proposição e acompanhamento de iniciativas estratégicas que envolvem a Atenção Primária, no que diz respeito ao cuidado integral, ao desenvolvimento saudável e à promoção de ambientes acolhedores para adolescentes e jovens. “Esse trabalho contribui para fortalecer diretrizes que valorizam a escuta qualificada, a humanização e o protagonismo juvenil, aspectos essenciais para transformar as Unidades Básicas de Saúde em espaços mais acessíveis e inclusivos”, destacou Betânia.
Fonte: Ascom/Cofen




