O auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) foi palco, nesta quarta-feira (26/11), do 3º Seminário de Assistência Domiciliar em Cooperativismo, que chegou à sua terceira edição com o tema “Cooperação que transforma cuidado e excelência”. O encontro reuniu profissionais da Enfermagem, representantes de cooperativas e entidades de classe, com o objetivo de qualificar o debate sobre o modelo cooperativista na assistência domiciliar.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, pela conselheira Celi Maria, pela representante da Organização das Cooperativas Brasileiras no Distrito Federal (OCB/DF), Samara Souza, e pela diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (SINDATE), Josy Jacob.
Durante a abertura, o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou a importância do evento para o fortalecimento do diálogo sobre o trabalho cooperado. “É uma honra receber este evento na casa da Enfermagem do Distrito Federal. A assistência domiciliar reúne uma das maiores forças de trabalho da Enfermagem, o que torna essencial criar espaços de escuta, reflexão e construção coletiva. Falar sobre cooperativismo é reconhecer tanto a ampla empregabilidade, quanto os desafios ainda existentes, especialmente na luta por melhores condições de trabalho. Temos avançado no diálogo com o Ministério do Trabalho e seguimos em um processo permanente de evolução em uma área que é extremamente valiosa para a profissão”, afirmou.

A conselheira Celi Maria ressaltou o cuidado na curadoria dos temas e o compromisso com a qualificação dos profissionais. “Preparamos este evento com muito zelo, selecionando temas atuais e alinhados às demandas reais das cooperativas. A partir da vivência diária nos serviços, buscamos trazer conteúdos que ofereçam direcionamento concreto aos cooperados. Também temos um compromisso permanente com a educação continuada e com o fortalecimento do conhecimento sobre a Lei do Cooperativismo, porque a informação qualificada fortalece o profissional nas negociações com famílias e contratantes”, pontuou.
Representando a OCB/DF, Samara Souza reforçou a importância da legislação e da governança no fortalecimento das relações de trabalho. “Reforçamos, em todos os espaços, que existe uma legislação que norteia a relação do cooperado. Trazer essas discussões para o centro do debate é fundamental, especialmente em um campo tão sensível e desafiador”, destacou.
Sistema OCB/DF
O Sistema OCB/DF é composto por duas frentes de atuação. A Organização das Cooperativas Brasileiras no Distrito Federal (OCB/DF) é responsável por representar as cooperativas junto ao poder público e à sociedade civil, defendendo seus interesses e estimulando a atividade cooperativista, além de prestar apoio técnico consultivo às instituições públicas. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (Sescoop/DF) atua na promoção da autogestão e na difusão da cultura cooperativista, com foco no desenvolvimento de pessoas e negócios, oferecendo cursos de capacitação voltados à formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança.
Fonte: Ascom/Coren-DF



