Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioSAÚDEDia das Crianças liga o alerta para os cuidados com os pequenos

Dia das Crianças liga o alerta para os cuidados com os pequenos

Conforme pesquisa feita pela instituição Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC), em 2021, foram registrados mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes no Brasil, causadas por acidentes. Um aumento de 5,3%, entre crianças de 1 a 14 anos, em relação a 2020. As queimaduras aparecem em segundo lugar como agente causador dos acidentes. Os dados ligam o alerta, ainda mais chegando perto do dia 12 de outubro, que é celebrado o Dia das Crianças e que a data foi instituída para realçar os direitos das crianças e adolescentes, conscientizando as pessoas sobre os cuidados necessários para esta faixa-etária.

Ainda segundo a pesquisa, do número total dos acidentes, 90% poderiam  ser evitados por meio medidas de prevenção. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras da regional do Distrito Federal (SBQ/DF) e chefe do Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Ricardo de Lauro Machado Homem, o melhor caminho é a prevenção e reforçar os cuidados necessários para se evitar um acidente. “A criança é mais vulnerável, por ser menor, por não ter muito reflexo e correspondem em maior número de acidentes com queimaduras. Por isso, temos que prestar atenção e evitar os acidentes”, explica Ricardo Homem.

Para o diretor científico da SBQ, Maurício José Lopes Pereima, as ações educativas deveriam ser mais intensas. “A prevenção só pode ser feita por meio de um processo educativo. Caberia ao poder público fazer campanhas e eliminar os fatores de risco, como proibir a venda de álcool líquido. Também não temos campanhas nas escolas, não temos, nos conselhos municipais de saúde, orientações que poderiam ser passadas para agentes comunitários que visitam as casas e poderiam alertar sobre os riscos, com isso, a SBQ entra em campo e faz as campanhas de esclarecimento à população”, alerta.

Campanhas da SQB

A Sociedade Brasileira de Queimaduras é preocupada com o bem-estar da população, principalmente em se tratando de prevenção de acidentes com queimaduras. Anualmente, a SBQ promove a campanha Junho Laranja, para conscientizar sobre os causadores de queimaduras e ano passado a campanha foi voltada para as crianças.

No site da Sociedade, também, há várias publicações voltadas para os pequenos, com desenhos e dicas bem didáticas que podem, inclusive, serem usadas em escolas, em casa e por toda a comunidade.

Além disso, patrocinado pela rede Burn Advocates Network em parceria com a SBQ, acontece o CampSamba, que é um acampamento do Brasil para crianças vítimas de queimaduras. Uma vez por ano, oferece 30 vagas para crianças de 7 a 12 anos, livre de custos para os participantes, que brincam, se divertem e melhoram a autoestima e autoconfiança, fazendo diversas atividades, como natação, canoagem, artes, oficina de maquiagem, percursionismo, dança, capoeira, teatro, aulas de cordas, competições atléticas, guerra com tintas, circo, aulas de culinária, além de visitar um parque de diversões.

 


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES