Sábado, Julho 13, 2024
InícioDestaquesEm entrevista ao Metrópoles, Ibaneis anuncia reajuste de 18% para todas as...

Em entrevista ao Metrópoles, Ibaneis anuncia reajuste de 18% para todas as categorias de servidores do DF

Por Alan Rios Isadora Teixeira

governador reeleito no Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que concederá reajuste salarial para todas as categoriais de servidores. Em entrevista à colunista do Metrópoles Isadora Teixeira, nesta terça-feira (4/10), ele garantiu que trabalhará para que a aprovação ocorra ainda neste ano, mesmo que o pagamento se inicie a partir de janeiro de 2023.

“Pretendemos encaminhar um projeto à Câmara Legislativa concedendo um reajuste geral para todas as categorias. Depois, vamos fazer pequenos ajustes em algumas carreiras. Sobre as forças de segurança, mandaremos a proposta ao Congresso Nacional e, depois, ao presidente da República, independentemente de quem seja [Lula ou Bolsonaro], logo no início do mandato”, disse Ibaneis.

Questionado sobre como se dará esse pagamento ao funcionalismo, o emedebista explicou: “Pretendo trabalhar na faixa dos 18% [de reajuste] para todas as categorias, que é o colocado no âmbito federal. No caso da segurança, como existe o orçamento previsto no Fundo Constitucional, seria em uma só parcela. Dos demais servidores, vamos parcelar ao longo dos quatro anos do mandato, de modo que todo ano tenha um acréscimo no salário dos servidores”.

O governador prevê que haverá espaço para a discussão sobre o reajuste deste ano a partir do dia 30 de outubro, mesmo que o pagamento ocorra em janeiro próximo. “Vou trabalhar para que a gente tenha [a aprovação desse aumento] o mais rápido possível. No caso da Polícia Civil, não abarcaria a paridade, mas temos mais quatro anos para melhorar a questão da remuneração das forças de segurança.”

Confira o trecho em que Ibaneis explica o reajuste:

Reeleito

Ibaneis é o segundo chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes dele, apenas Joaquim Roriz havia conseguido novo mandato à frente do GDF. O emedebista alcançou 50,30% dos votos válidos, totalizando 832.633 sufrágios.

Nascido no Distrito Federal, Ibaneis Rocha concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e venceu, com 69,79% dos votos válidos (1.042.574 votos).

Filiado ao MDB desde 2017, ele encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.

 


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES