Redação PDNews
Por Kleber Karpov
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), vinculada à Fepecs, publicou edital para preenchimento de 306 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu. As oportunidades são gratuitas e direcionadas a profissionais com nível superior nas áreas de saúde, educação e afins. O período de inscrições vai de quarta-feira (27/Nov) até o dia 8 de dezembro.
O destaque desta edição é a oferta inédita de uma especialização em saúde da população negra. O curso foi estruturado ao longo de um ano para suprir a carência de formações que abordem as especificidades desse grupo populacional no Sistema Único de Saúde (SUS).
A grade curricular abrange temas como racismo institucional, epidemiologia, mortalidade materna de mulheres negras e determinantes sociais de saúde. O conteúdo inclui ainda debates sobre populações em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.
Áreas de especialização
O processo seletivo contempla outras oito áreas, incluindo gerontologia, gestão de saúde pública, medicina intensiva e gestão do sistema de transplantes. Há também vagas para preceptoria de residência (médica e multiprofissional), saúde coletiva e saúde mental.
Os cursos possuem carga horária entre 360 e 420 horas e contam com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores com atuação na rede de saúde.
Pontos-chave
“Os cursos da ESP-DF são estruturados para promover uma integração real entre diferentes áreas do conhecimento”, disse Demétrio Gomes, chefe do Núcleo de Especialização e Extensão da ESP-DF.
Processo seletivo
O certame reserva 20% das vagas para pessoas negras e com deficiência, além de 10% para candidatos hipossuficientes. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Access, organizador da seleção.
O resultado final e a convocação para matrícula têm previsão para o dia 18 de dezembro. A aula magna inaugural de todos os cursos deve ocorrer na mesma data.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.


