Sexta-feira, Julho 12, 2024
InícioSAÚDEHospital de Base destaca a importância do tratamento oftalmológico

Hospital de Base destaca a importância do tratamento oftalmológico

Nesta segunda-feira (10), celebra-se o Dia da Saúde Ocular, uma data que chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças oculares, que, se não tratadas adequadamente, podem levar à perda da visão. O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) destaca-se como um serviço de referência no campo da oftalmologia, oferecendo atendimentos especializados em diversas subespecialidades.

“A saúde ocular é de vital importância, não apenas para uma visão nítida, mas também para o bem-estar geral. Preservar a saúde dos olhos significa preservar a nossa conexão com o mundo, permitindo-nos apreciar as cores, os detalhes e a beleza ao nosso redor. Por isso, reforço a importância de cuidarmos dos nossos olhos, realizando exames regulares, protegendo-os da exposição excessiva à luz e adotando hábitos saudáveis que promovam a sua longevidade. Investir na saúde ocular é investir na qualidade de vida e no bem-estar integral de cada indivíduo”, ressalta a chefe do serviço de oftalmologia do HBDF, Viviane Pereira.

Oftalmologista Viviane Pereira: ” Preservar a saúde dos olhos significa preservar a nossa conexão com o mundo, permitindo-nos apreciar as cores, os detalhes e a beleza ao nosso redor” | Fotos: Davidyson Damasceno/ IgesDF

Viviane enfatiza a importância da conscientização da população sobre a necessidade de realizar consultas oftalmológicas periódicas a fim de prevenir doenças oculares que podem ser evitáveis e têm potencial para causar cegueira. A especialista destaca também que existem fatores de proteção contra doenças da retina, como uma alimentação adequada, o consumo de vitamina C e luteína, que são agentes protetores dos olhos, além do uso adequado de óculos de sol. Essas medidas devem ser adotadas dentro do contexto da avaliação oftalmológica.

A oftalmologia do Hospital de Base realizou 574 cirurgias eletivas e 108 de emergência nos primeiros meses de 2023

O HBDF é reconhecido como um centro terciário de excelência na área, contando com ambulatórios especializados nas principais patologias oftalmológicas. Ao longo de 2022, foram realizadas 1.699 cirurgias eletivas e 296 cirurgias de urgência e emergência. Nos primeiros meses de 2023, esses números alcançaram 574 e 108, respectivamente. Além disso, foram realizadas 19.426 consultas em 2022 e 3.440 consultas apenas entre janeiro e fevereiro de 2023.

Sob a gestão do IgesDF, a instituição destaca-se como referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de alta complexidade. A unidade oferece subespecialidades oftalmológicas exclusivas na rede pública de saúde, como transplante de córnea, cirurgia de órbita, implante de tubo de drenagem de glaucoma, cirurgias de urgência no Pronto Socorro e internações emergenciais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES