Sábado, Julho 13, 2024
InícioDestaquesCentro Obstétrico do Hospital Regional de Planaltina deve passar por reforma

Centro Obstétrico do Hospital Regional de Planaltina deve passar por reforma

Como parte das intervenções no Hospital Regional de Planaltina (HRPL) para melhorar os atendimentos, foi iniciada a reforma do Centro Obstétrico (CO), composto pelo bloco cirúrgico e pelas chamadas unidades de PPP – pré-parto, parto e pós-parto. Durante as intervenções, o atendimento não será interrompido.

“Os partos cesáreos e demais procedimentos cirúrgicos serão realizados no centro cirúrgico do hospital, enquanto o bloco cirúrgico do CO estiver fechado”, explica a supervisora de enfermagem do Centro Obstétrico do HRPL, Roberta Anjos. “Fizemos remanejamento do espaço interno para que seja mantida em funcionamento a mesma quantidade de leitos existentes no momento, que são oito”, detalha.

A renovação da área inclui melhorias em três salas cirúrgicas, quatro leitos de recuperação pós-anestésica, sala de cuidados com recém-nascidos e oito leitos das unidades PPP. Além disso, haverá restauração de banheiros, sala de limpeza e ampliação do expurgo – local exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e destinado a materiais que foram utilizados nos procedimentos cirúrgicos.

Obra inclui a construção do posto de enfermagem e sala de medicação, com objetivo de melhorar a assistência prestada às pacientes | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

Também está prevista a construção de um posto de enfermagem e uma sala de medicação, instalações que otimizam os atendimentos. “Atualmente, a medicação ocorre no pronto-socorro da clínica médica. Quando as pacientes forem medicadas aqui no CO, a assistência será mais rápida. A renovação visa melhorar o ambiente, a estrutura física, dando mais conforto e qualidade às parturientes e às pacientes ginecológicas”, acrescenta a supervisora de enfermagem.

Padrão ouro

Em média, 130 partos normais e mais de 90 cirurgias obstétricas e ginecológicas ocorrem, mensalmente, no Centro Obstétrico do Hospital Regional de Planaltina.

As intervenções, além de melhorar a prestação de serviço na unidade hospitalar, cumprem exigências para que o HRPL siga com o padrão ouro na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). A credencial é conferida pelo Ministério da Saúde como um selo de qualidade aos locais que atendem a dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A renovação cumpre exigências para que o HRPL siga com o padrão ouro na Iniciativa Hospital Amigo da Criança | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Os benefícios múltiplos da iniciativa também são esperados pelos profissionais do setor. “Essa entrega possibilitará um atendimento ainda mais humanizado para as nossas pacientes e seus familiares. Estamos animados com a reforma, pois possibilitará melhor desempenho no serviço prestado”, reforça a diretora do HRPL, Keyla Blair.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES