Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioSAÚDESaúde do DF marca presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde

Saúde do DF marca presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde

Por Gabriel Silveira

Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ofereceu serviços de vacinação, apoio ao atendimento médico e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O encontro, que serve para debater as propostas e diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos quatro anos aconteceu, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, entre domingo (2) e quarta-feira (5).

Com o ponto de vacinação instalado no local, quase 600 doses de imunizante contra covid-19 e gripe (influenza) foram oferecidas a usuários do SUS de todo o país. Ao todo, foram 581 doses aplicadas nos quatro dias – 317 contra gripe; 264 contra covid-19.

A enfermeira e terapeuta integrativa Lindinere Ferreira, representante da delegação de Pernambuco, foi uma das cidadãs brasileiras que aproveitou a oportunidade. “Ter este ponto instalado aqui é extremamente oportuno. Assim que eu cheguei e o avistei, a primeira coisa que fiz foi vir me vacinar”, afirmou após receber os dois imunizantes.

A SES-DF também marcou presença no espaço dedicado às PICS. Os quatro hortos medicinais da rede de saúde distrital, criados com o objetivo de cultivar plantas medicinais, são referência para todo o Brasil.

“Neste grande encontro que irá determinar os próximos anos do SUS, nós temos a reunião de práticas integrativas, complementares e populares, que contam com a participação de profissionais, usuários e gestores da Secretaria de Saúde e de representantes das 27 unidades da federação”, afirma Marcos Trajano, médico de família e comunidade e Referência Técnica Distrital (RTD) de Fitoterapia, representante da delegação do Distrito Federal na 17ª CNS.

Os participantes atendidos pelo posto médico do evento também contaram com o suporte da rede pública de saúde do DF. Os casos que necessitaram de maior assistência foram encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 da Asa Norte, que fica na Vila Planalto, a menos de 5 km do local da convenção.

 

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES