Sábado, Julho 13, 2024
InícioSAÚDEUPAs contam com espaço exclusivo para capacitação dos servidores

UPAs contam com espaço exclusivo para capacitação dos servidores

Por Catarina Loiola

As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal oferecem um ambiente adequado para o desenvolvimento de estudos e capacitações. Cada uma das 13 unidades, todas gerenciadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), conta com um espaço de estudo digital – ideal para a promoção de treinamentos em tempo real, congressos e atualizações do conhecimento técnico e científico. As salas são equipadas com computador, internet, projetor, quadro branco e carteiras.

Os espaços começaram a ser entregues em julho de 2020, sendo que o primeiro foi inaugurado na UPA de Sobradinho. Trata-se de uma sala com capacidade para 20 pessoas que faz a diferença no expediente da equipe da unidade. É o que conta o coordenador médico da unidade, Felipe Florêncio Freire: “É um espaço usado para atividades acadêmicas, reuniões e para os encontros diários que fazemos com as equipes de enfermagem, médica, nutricional e social – que é quando discutimos a situação de todos os pacientes internados para ter uma abordagem multidisciplinar.”

A enfermeira Lindcia Soares aproveita bem o espaço: “. “Aqui podemos ter momentos voltados à educação continuada, mas também a eventos de campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, e reuniões” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Freire afirma que o local também é utilizado nos encontros semanais dos colaboradores com uma psicóloga, mas, principalmente, para a realização de palestras e treinamentos. “Nas campanhas de Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia do Médico, por exemplo, trazemos pessoas de fora para falar sobre o assunto e a apresentação ocorre no espaço de estudos digitais”, diz. Os servidores também podem usar a sala para acessar a plataforma EaD do IgesDF.

A enfermeira Lindcia Soares, 33 anos, atua na unidade de saúde há mais de quatro anos e é uma das usuárias assíduas do espaço de estudo digital. Ela ressalta que a estrutura permite que o conhecimento seja transmitido com maior facilidade aos servidores. “Aqui podemos ter momentos voltados à educação continuada, mas também a eventos de campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, e reuniões. Recentemente, tivemos uma atualização de como manusear bolsa de sangue junto ao banco de sangue do Hospital de Sobradinho”, conta.

As UPAs funcionam 24 horas e são o caminho para os casos de emergência e urgência, como parada cardiorrespiratória, dor cardíaca, falta de ar e convulsão. Para encontrar o endereço e telefone de contato das unidades, acesse aqui o site.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES