Quarta-feira, Maio 8, 2024
InícioBRASILBrasil tem 3.100 casos confirmados de infecção por monkeypox

Brasil tem 3.100 casos confirmados de infecção por monkeypox

Por Kleber Karpov

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), de terça-feira (16/Ago), o Brasil contabiliza um total de 3.100 casos confirmados de infecções por monkeypox.  Levantamentos esses possíveis após a realização de 8.850, nos 27 estados brasileiros, encaminhados aos oito laboratórios de referência para diagnóstico da varíola, espalhados pelo país.

Das oito unidades de referência, que realizam o diagnóstico, quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen) estão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em relação as outras quatro unidades de referência nacional, duas são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

Expansão

Em entrevista à Agência Brasil (16/Ago), o coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da (UFRJ), Amilcar Tanure, defendeu a ampliação do número de testes e de laboratórios aptos a realizar a testagem para diagnóstico da doença.

“Eu acho que tem que aumentar isso, para que os pacientes tenham mais acesso. Além disso, como o vírus está dando lesões não tão exuberantes, a recomendação é que pessoas que desconfiem que seja varíola dos macacos procurem atendimento médico, uma unidade de pronto atendimento, e vão se testar”.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Voz do Brasil (12/Ago), todos os laboratórios centrais de saúde pública devem estar aptos a realizar o teste do tipo RT-PCR para detecção do vírus da monkeypox, até o final de agosto.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES