19.8 C
Brasília
Sexta-feira, Novembro 8, 2024
InícioDestaque BrasilCaravana do Piso da Enfermagem encerra e capacita mais de 3,5 mil...

Caravana do Piso da Enfermagem encerra e capacita mais de 3,5 mil gestores e técnicos do SUS

Foto: divulgação/MS

A Caravana do Piso da Enfermagem, promovida pelo Ministério da Saúde, encerrou suas atividades após percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Em oito meses, a iniciativa alcançou mais de 3,5 mil gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo orientações sobre a implementação da Assistência Financeira Complementar da União (AFC), que visa garantir o pagamento do piso salarial da Enfermagem. 

A caravana teve início em fevereiro de 2024, na cidade de Natal, e promoveu diálogos nos territórios com o objetivo de garantir que os entes federados pudessem implementar de forma adequada o piso da Enfermagem. A ação foi vista como um esforço para fortalecer a categoria, que desempenha um papel fundamental no SUS. Ao longo das edições, foram realizados encontros que permitiram esclarecer dúvidas e apresentar soluções para a correta aplicação da assistência financeira. Em todas as localidades, gestores e técnicos receberam atendimento individualizado para tratar de questões específicas relacionadas ao repasse dos recursos.

Com a caravana, também foi possível promover um diálogo direto com representantes sindicais e legislativos, possibilitando a troca de informações sobre a implementação do piso. Em cada estado, a iniciativa contou com a participação de superintendências locais, que colaboraram para a organização dos encontros e facilitaram o contato com os profissionais da saúde.

De acordo com o Centro Nacional de Informações do Trabalho na Saúde (CENITS), a Enfermagem é a maior categoria profissional do SUS, representando 87,27% dos trabalhadores do sistema. A categoria é composta por enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, sendo 85,6% dos profissionais mulheres. 

Fonte: Ascom/Cofen. com informações do Ministério da Saúde

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES