Quarta-feira, Maio 8, 2024
InícioDestaquesDF convida um milhão de moradores a completar ciclo vacinal contra covid

DF convida um milhão de moradores a completar ciclo vacinal contra covid

Cerca de um milhão de moradores do Distrito Federal estão com o ciclo vacinal contra a covid-19 incompleto. Os dados da Secretaria de Saúde revelam uma maior cobertura para primeira dose (88,4%) e segunda dose (84,5%), mas preocupam os índices de vacinação para a dose de reforço (54%) e a segunda dose de reforço (36,8%). Os especialistas apontam que estar com a vacinação em dia é fundamental para garantir a proteção coletiva e evitar o agravamento dos casos.

A infectologista Erika Barcelos Costa, médica do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), ressalta que duas doses de vacina não garantem a imunização completa. “A pessoa tem cobertura vacinal, mas já há vários estudos mostrando a importância da terceira e da quarta doses”, explica. A profissional lembra que não é necessário ter receio de receber os imunizantes e lamenta a ausência da população em retornar para completar o ciclo vacinal.

Mais de 90 unidades de saúde do Distrito Federal fazem a vacinação contra a covid-19 de segunda a sexta-feira. Também há ações aos sábados e atividades de vacinação itinerante, com os carros da vacina

Também infectologista, o médico César Carranza Tamayo destaca a vacinação como um ato de solidariedade e de proteção coletiva. “Pode ser que essas pessoas não adoeçam, mas passem a transmitir a covid”, afirma. Servidor do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Tamayo lembra que, atualmente, a rede pública tem um preparo muito maior para enfrentar a pandemia, inclusive com medicamentos já aprovados para o tratamento, porém o engajamento da população é o que faz a diferença. “É preciso se conscientizar de que depende de todo mundo”.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, analisa que o atual cenário da pandemia de covid-19 no Distrito Federal aponta para a necessidade de que todas as pessoas com alguma vacina em atraso busquem uma unidade de saúde. “Esse é o momento de fortalecer as estratégias de proteção da saúde da população por meio do único mecanismo que hoje é possível prevenir casos graves e óbitos de covid, que é a vacina, além da ampla testagem”, diz.

Testagem e prevenção

A Secretaria de Saúde mantém a vigilância epidemiológica sobre a covid-19 com o acompanhamento diário dos casos. O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Gomes Fiorenza, lembra que as unidades básicas de saúde em todo o Distrito Federal devem ser procuradas por pessoas com qualquer sintoma suspeito de covid-19. “Todas as unidades têm testes rápidos”, assegura o gestor. Para ser atendido, basta procurar a unidade de referência. A lista completa pode ser consultada no Busca Saúde.

Onde se vacinar

Mais de 90 unidades de saúde do Distrito Federal fazem a vacinação contra a covid-19 de segunda a sexta-feira. Também há ações aos sábados e atividades de vacinação itinerante, com os carros da vacina. Veja a lista completa dos locais.

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES