Quinta-feira, Maio 9, 2024
InícioSAÚDEServidoras da SES-DF são homenageadas pelo ICTDF

Servidoras da SES-DF são homenageadas pelo ICTDF

Responsável por 173 transplantes em 2021 e já tendo alcançado a marca de 191 em 2022, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) homenageou na sexta-feira (7) servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por conta do sucesso do trabalho realizado em parceria. A sétima edição do encontro “Celebrando a Vida” também foi marcado pela presença de transplantados e de instituições que permitiram ao Distrito Federal realizar 577 somente este ano, como Corpo de Bombeiros, Detran, Samu, Polícia Civil e Força Aérea Brasileira.

“É um exército do bem, que luta contra o tempo para que um órgão possa ser transplantado”, disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, uma das homenageadas. A gestora lembrou ainda dos servidores da pasta que atuam para viabilizar os transplantes. “Temos uma equipe em cada um dos nossos hospitais para conversar com os familiares dos doadores”, afirmou.

Representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Distrito Federal, a médica Larissa Michetti Silva e a enfermeira Vanessa Rocha da Silva foram homenageadas em nome de todos os trabalhadores que atuam na linha de frente para o transporte dos órgãos. “O SAMU é um serviço 24 horas e forma a linha de retaguarda para qualquer uma das instituições desse serviço”, explicou Larissa Michetti. “Estamos sempre prontos para o serviço. E é motivador ver a razão de tudo isso”, completou Vanessa Rocha.

Há cinco anos transplantado do fígado, o empresário Robério Melo destacou a realização dos transplantes na rede pública ou em instituições contratadas pelo poder público. “O SUS deu muito certo aqui no Brasil e esperamos que possamos ampliar ainda mais”, relatou. De acordo com a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Maíra Botelho, 90% dos procedimentos são realizados pelo SUS. “O Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos”, afirmou.

Evento no ICTDF reuniu instituições envolvidas no transplante de órgãos no DF e pacientes transplantados. Foto: Tony Winston – Agência Saúde-DF

Contratos

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou ainda o contrato assinado em agosto com o ICTDF para realização de cirurgias cardíacas. “Todos os pacientes do DF têm acesso, graças a esse contrato regular”, garantiu. Com validade de dois anos, prorrogáveis por mais três, o acordo prevê a realização de até 103 cirurgias por mês, tanto para adultos quanto pediátricas.

O superintendente do ICTDF, Rogério Dalfollo, classificou esse tipo de iniciativa como fundamental para a realização dos serviços. “É de suma importância. Permite que façamos o atendimento à população”, finalizou.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES