Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioNo ParlamentoVianna concorre pela Chapa 1 do Coren-DF: "Quero ter acesso, para fiscalizar...

Vianna concorre pela Chapa 1 do Coren-DF: “Quero ter acesso, para fiscalizar a rede privada”, afirma

Eleições do sistema Cofen/Corens ocorrem neste domingo (1°/Out)

Por Kleber Karpov

Egresso e ativista das demandas da saúde, em especial da Enfermagem, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), publicou um vídeo onde pede voto à Chapa 1, que concorre a gestão do Conselho Regional de Enfermagem o Distrito Federal (Coren-DF). O parlamentar, afirma ter recebido convite para participar do pleito e pretende ter utilizar tal abertura para fiscalizar a rede privada de saúde do DF.

Vianna explicou que foi convidado por conselheiros e profissionais de Enfermagem, a exemplo dos professores Elisandro e Alberto, atuais presidente e vice-presidente do Coren-DF, além do docente, Gilney Guerra, conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para fortalecer a luta dos profissionais de enfermagem, além de ajudar a fiscalizar, em especial, a aplicação da lei do Piso Nacional da Enfermagem, alvo de diversas denúncias de manobras, por parte de empresários da rede privada.

“A gente do Legislativo pode fazer muita coisa, mas determinadas coisas a gente não consegue fazer. Principalmente fiscalizar instituições privadas. Qual meu intuito? É participar dos conselhos para poder entrar nos hospitais privados, ‘sem autorização’ para fiscalizar o que vocês estão sofrendo. Principalmente nesse momento, em relação ao piso,”, disse ao pedir o voto para a Chapa 1, pela qual concorre a gestão do Coren-DF.

Continuidade da luta

Vianna, um dos principais nomes em defesa de bandeiras da Enfermagem brasileira, a exemplo da mobilização e articulação pela carga horária de 30 horas semanais, com projetos de Leis em tramitação no Congresso Nacional, ou ainda da recém aprovada lei do Piso Nacional da categoria, lembrou a importância dos membros da chapa no processo se mobilização de profissionais e estudantes de enfermagem, para garantir a aprovação da Lei.

“É continuidade. Vocês sabem muito bem o que esse Conselho fez. Os nossos colegas tanto os auxiliares e  técnicos em Enfermagem quanto os enfermeiros do Coren, que hoje estão na Chapa 1, fizeram para a ajudar. A todo momento, nas marchas, fiscalizando, junto com a gente. Então nada mais justo que a gente deixar eles continuarem nesse processo. Talvez fazer uma mudança nesse momento seria voltar à estaca zero. O processo está aí, está complexo, complicado mas eles, já estão tocando, não só ele, mas vários outros estados também. Estou ajudando em vários  outros estados   nesse sentido, a continuidade.”, disse ao pedir o apoio da categoria.

Eleições

As eleições do sistema Cofen-Corens ocorrem neste domingo (1°/Out), a partir das 08h00 e encerrará no mesmo horário do dia seguinte, por meio do site https://www.votaenfermagem.org.br/, onde é possível ainda, fazer um simulado da votação, verificar os documentos necessários, além de acompanhar instruções por meio de um vídeo.

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES